PARA Catarina Ferreira não há lugar como a nossa casa. Já esteve de passagem no estrangeiro e no sul do país, mas a freguesia de Valadares, no concelho de Vila Nova de Gaia e os arredores, em especial a cidade do Porto, serão sempre a sua “casa”. O prazer de viver nestes lugares é tão intenso que se reflete na escolha dos ambientes das suas obras, induzindo-a a fazer descrições físicas dos locais e das tradições. É um sentimento de comunhão tão forte que contagia até os relacionamentos entre as suas personagens. Confirmem em “Amor Ingénuo” e “O Outro Lado de Amar”.
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
Nasci a 7 de Dezembro de 1990 em Mafamude, Vila Nova de Gaia.
2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Cresci e vivo em Valadares, Vila Nova de Gaia.
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves.
4 – Habilitações literárias?
12.º ano, Curso Profissional de Técnico de Turismo.
5 – Atividade profissional?
Não posso dizer que seja bem uma atividade profissional, pois não tenho nenhum contrato oficial. De momento escrevo artigos online, dou explicações particulares de Inglês e publiquei dois livros.
6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?
Admito que a minha cidade inspira-me e tenho orgulho de ter escolhido o local onde vivo como palco principal de ambos os livros que publiquei. Tentei seguir à risca acontecimentos anuais, tradições e a descrição física do Porto e de Gaia.
Quem sabe, mais alguém poderá se apaixonar pelo lugar onde eu vivo.
Já estive de passagem no estrangeiro e no sul de Portugal, mas é como dizem “Não há lugar como a nossa casa”.
7 – Endereço na web/blogosfera para a podermos seguir?
http://cat-ferreira.blogspot.com
http://catarinaferreirachoice.blogspot.com/
Facebook