TUDO neste homem é uma revelação. Ele próprio, enquanto ser em potência que esmaga e conforma o mundo, deixou de existir. Ele foi consumido pelo lugar onde nasceu e cresceu e pelas pessoas com quem conviveu na infância. Até o apelido se sobrepôs a qualquer veleidade nominativa. Para não falar dos olhos que mais parecem duas janelas abertas ao infinito. Quem o lê pressente que anda por aqui a pastorear, hoje nas Devesas, amanhã noutro sítio qualquer, umas vezes serra acima, outras serra abaixo, em qualquer dos sentidos: esperança adentro.
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
30 de Novembro de 1978. No bairro da Judiaria, freguesia da Sé, cidade da Guarda.
2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Sou missionário, ando um pouco por toda a parte, mas a morada neste momento está em Vila Nova de Gaia, nas Devesas.
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
Liceu Alexandre Herculano e Universidade Católica.
4 – Formação académica?
Licenciatura em Teologia
5 – Atividade profissional?
Sou missionário redentorista, padre. A minha missão é dar a conhecer Jesus de Nazaré e o seu Projecto de Vida como uma proposta eficaz para nos realizarmos como pessoas felizes e empenhadas na construção de um mundo mais justo e fraterno. Além da formação de Comunidades em processo de aprofundamento, oriento por aí cursos, retiros, palestras, jornadas de formação ligadas à Fé cristã e à Espiritualidade.
6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?
O lugar em que nasci, muito… A minha família é de uma pequena aldeia já dentro do Parque Natural da Serra da Estrela chamada Videmonte. Aí cresci num contacto muito feliz com os ritmos e ritos das Terra, os ciclos do trabalho e do descanso, as horas da sementeira e da ceifa. Jesus, na sua pregação, estava constantemente a usar comparações ligadas às actividades da terra e a referir-se aos ritmos da natureza. Isso cruza-se com a minha história de uma maneira muito particular. Um exemplo: quando Jesus diz de si mesmo que é o “Bom Pastor”, isto faz-me viajar para muitas experiências da minha infância, numa terra que vivia com a música de fundo dos chocalhos dos rebanhos e dos assobios de tantos pastores que saíam serra acima com a manta pelas costas. “Dar a Vida por”, é isso… essa desinstalação, serra acima, Esperança adentro…
7 – Endereço na blogosfera para o podermos seguir?
Blog principal, com links para outros mais temáticos: www.derrotarmontanhas.blogspot.com
Videoblog com Curso Bíblico: www.abriu-lhesasescrituras.blogspot.com
Publicado originalmente em 11 de Maio de 2012
Vivo na Diocese de Aveiro, paroquia da Vera Cruz, sou voluntária hospitalar há 25 anos. Pelas mãos do Sr.Padre José António Pais, participante no 7ºEncontro Nac.de Voluntariado, chegou-me às mãos o pequeno grande “Livro de Job”. Obrigada por aquele prefácio “luminoso” que me ajudou a ler/entender o texto bíblico, cujo excertos muitas vezes li sem abarcar o seu todo e a mensagem que nos transmite. Tive curiosidade de saber um pouco mais de si e, do pouco que ainda li, sinto que a sua missão é semear e iluminar.Sou avó de 7 netos. Tenho esperança que, pelo menos, alguns deles possam colher dessa seara…OBRIGADA. Que Deus continue a abençoá-lo e a mãe do Céu a protegê-lo.MCelerina