O RUI Sousa instalou-se em Santo Ildefonso. Natural de Valongo, veio estudar Belas Artes para a grande cidade e aí ficou a viver paredes meias com a faculdade. Está numas das zonas mais típicas do Porto, com uma identidade muito própria e forte, principalmente na zona das Fontainhas. Aquele lugar e as suas gentes influenciam de certa forma o seu trabalho. É só tirar a prova ao artista!
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
6 de Novembro de 1980 e natural do concelho de Valongo.
2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Freguesia de Santo Ildefonso, Porto.
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
Faculdade de Belas Artes do Porto.
4 – Formação académica?
Licenciatura em Artes Plásticas / Escultura.
5 – Atividade profissional?
Artista Plástico.
6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?
De certa forma a influência é significativa! A Zona em particular onde vivo atualmente de certa forma influência o meu trabalho. Embora trabalhe noutra zona do Porto. Sendo eu artista plástico, vivo junto à faculdade de belas artes. O que é optimo, pois sempre foi uma zona ligada particularmente às artes e à cultura, embora não seja propriamente na prática isso que aconteça. É também uma zona muito interessante em termos geográficos, pois fica junto ao rio e a duas das pontes que o atravessam. Em termos culturais ou de vida social é relativamente pobre. Infelizmente é um problema que o Porto ainda tem, é a concentração dos eventos culturais e locais de animação concentrados em duas ou três zonas. A zona da freguesia de Santo Ildefonso não é propriamente muito ativa nesse aspeto. Quanto a cultura temos a faculdade e alguns museus e galerias de interesse, mas em animação muito pouco. Em compensação, é das zonas mais típicas do Porto, onde existe ainda uma identidade muito própria e forte, principalmente na zona das Fontainhas.
7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?
www.ruisousaartworks.com
Facebook
Publicado originalmente em 30 de outubro de 2012