EM resultado do processo em curso de avaliação de unidades de investigação financiadas pela FCT, o Centro de Linguística da Universidade do Porto, fundado pelo Prof. Óscar Lopes há quase 40 anos, corre o sério risco de encerrar a sua atividade a partir de janeiro de 2015, dado que o seu trabalho foi considerado pouco relevante e pouco meritório pelo painel de avaliadores que emitiu um primeiro parecer sobre o Centro.
O encerramento do CLUP seria, em nosso entender, uma perda grave para todos os estudantes, professores e investigadores, de Portugal e de fora do país, que desenvolvem ou encontram apoio para a sua atividade nos recursos do Centro.
Por outro lado, o CLUP é detentor de um património científico (bibliográfico e não só) cuja perda ou desagregação seria simplesmente lamentável.
Ao longo das suas quase quatro décadas de existência, o Centro conseguiu granjear o apoio, a simpatia e a consideração científica e profissional dos nossos pares.
A extinção do CLUP, por outro lado, representará o fim da formação especializada e da investigação em Linguística na Universidade do Porto.
Tendo em consideração todas as vertentes da nossa atuação, o nosso passado e ainda o facto de sermos o único centro de investigação exclusivamente dedicado à Linguística no Norte do País, julgamos que o encerramento definitivo do CLUP será uma grande perda científica e cultural. Representará também um recuo num campo de estudos que, entre outros objetos, valoriza através do trabalho sério e continuado a língua portuguesa.
A Comissão Científica do Centro de Linguística da Universidade do Porto está há vários dias a trabalhar arduamente num texto em que pretendemos refutar junto da FCT a avaliação – que consideramos drástica e injusta – de que fomos objeto.
Caso queiram manifestar-nos o apoio à causa da não extinção do CLUP, o que desde já agradecemos, informamos que foi criada uma petição pública dirigida ao Senhor Presidente da FCT, que pode ser lida e subscrita no seguinte endereço:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT74126
O apoio e a solidariedade de todos os nossos Colegas, Estudantes e Amigos é muito importante para nós e talvez possa contribuir para reverter o fecho desfavorável que infelizmente se antevê para este centro que tanto tem contribuído para a afirmação da Linguística na região e no país em que nos inserimos.
Caso entendam conveniente, agradecemos ainda a difusão deste apelo por todos os vossos contactos profissionais e académicos.
Antecipadamente gratos, enviamos a todos as nossas cordiais saudações.
A Comissão Diretiva do CLUP
Publicado in Centro de Linguística da Universidade do Porto