SOFIA Rios é uma das tetracampeãs nacionais universitárias da equipa de Futebol de 7 da Universidade do Porto, que vai disputar o Campeonato Europeu Universitário (CEU) da modalidade, de 21 a 29 de julho em Osijek, Hungria. Dividida entre duas paixões, o desporto e o ambiente, Sofia Rios está prestes a concluir o segundo mestrado. Mestre em Ciências e Tecnologia do Ambiente pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), a estudante de 25 anos está agora a realizar o estágio, no Centro de Desporto da U.Porto, para concluir o mestrado em Gestão de Desporto pela Faculdade de Desporto (FADEUP).
Sofia Rios é atleta federada no Boavista Futebol Clube e é com orgulho que destaca no seu palmarés desportivo a conquista da Taça de Portugal ao serviço do seu clube na época de 2012/2013. No desporto universitário, além dos quatro títulos nacionais, Sofia Rios alcançou o 6º lugar nos EUSA Games 2012 (Córdoba) e no Europeu 2013 (Almeria), e o 4º lugar nos EUSA Games 2014 (Roterdão).
Em 2015, integrou o grupo de vencedores do Prémio de Cidadania Ativa da Universidade Porto, galardão que distingue anualmente os estudantes que se diferenciam positivamente no campo da cidadania.
Naturalidade?
Porto
Idade?
25 anos
– De que mais gosta na Universidade do Porto?
Das relações entre estudantes e do espírito de entreajuda e camaradagem.
– De que menos gosta na Universidade do Porto?
Das poucas interações e cooperação entre as unidades orgânicas. Deveriam também criar mais parcerias para as empresas recrutarem diretamente às faculdades.
– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Criação de um site de testemunhos de estudantes de diferentes áreas/especialidades que já tenham terminado o curso (na Universidade do Porto) e que estejam a trabalhar em Portugal. Sinto que por vezes os estudantes têm pouca noção do que poderão trabalhar com o curso que tiraram.
– Como prefere passar os tempos livres?
Sair com os amigos, fazer uma competição seja de que desporto for, ir aos escuteiros, jogar futebol ou simplesmente a fazer um passeio no monte.
– Um livro preferido?
“A Cabana”. de Paul Young
– Um disco/músico preferido?
Aprecio muito as bandas sonoras da Disney e gosto de fado em geral.
– Um prato preferido?
Lasanha (de carne =) )
– Um filme preferido?
“Rei Leão” e “Pearl Harbor”.
– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?
Quando era mais nova diria Egito, agora “contentava-me” em atravessar a Ásia de mochila às costas e a fazer voluntariado.
– Um objetivo de vida?
Poder ser um exemplo em tudo o que faça.
– Uma inspiração? (pessoa, livro, situação…)
A minha Mãe.
– O projeto da sua vida…
Ser feliz, apreciando as coisas simples da vida. Construir e crescer com os outros.
Em termos profissionais tenho sempre muita coisa na cabeça, mas diria que fazer um projeto desportivo que beneficie diretamente populações mais desfavorecidas me faria muito feliz.
– Um desejo para o futebol feminino?
Que tenha mais apoios, desde a promoção da modalidade em locais mais remotos, como a visibilidade nos órgãos de comunicação social, bem como apoios financeiros.
Por Catarina Sampaio publicado in http://noticias.up.pt/