PIERRE d. la nasceu em Zaragoza. Além da cidade natal, já viveu de modo permanente em Barcelona, Madrid e Girona. É autor de poesia visual que vai expondo pelas cidades espanholas e divulgando na internet. Está convencido que as amizades, os livros, os filmes e as exposições que presenciou o influenciaram mais que a própria cidade onde vive. Sente-se atraído por Portugal, tendo visitado Lisboa umas três vezes e o Porto uma. Recorda-se do Porto como uma cidade melancólica, mas não sabe explicar se por causa da sensação produzida pelo lugar ou por ele próprio.
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (cidade e país)?
09/05/1969 Zaragoza España.
2 – Até hoje, quais as cidades onde viveu de modo permanente?
Zaragoza, Barcelona, Madrid e Girona.
3 – Grau de escolaridade?
Medio.
4 – Actividade profissional?
Neste momento desempregado, mas sou desenhador gráfico.
5 – Em que medida o local onde nasceu e viveu influenciou a sua vida artística?
Na realidade pouco ou nada, influenciaram-me muito mais as amizades e as minhas leituras e a partilha dessas leituras e o visionamento de filmes ou as visitas a exposições que a minha própria cidade.
6 – Quando pensa na cidade do Porto lembra-se imediatamente de quê?
Recordo o entardecer, estava numa colina, não me lembro o nome, por mais que esforce a memoria porque foi há 25 anos atrás, era de prata. Melancolia.
7 – Já visitou o Porto? Em caso afirmativo, por que motivo e qual a ideia com que ficou da cidade e da região?
Sim, como dizia visitei o Porto faz 25 anos. Por turismo. Da região não tenho memória mas do Porto sim, sobretudo uma melancolía que não sei se foi criada pelas minhas recordações ou pela sensação que me produziu. Suponho que ambas. Sempre me atraiu muito Portugal apesar de o ter visitado pouco. Mais Lisboa onde já estive por três vezes.
Mas o Porto traz-me muitas memórias e uma história singular: andávamos pela cidade percorrendo-a lentamente e saboreando-a, até que nos perdemos e de repente e sem percebermos estávamos num bairro com pessoas reunidas no exterior em torno de uma fogueira e com guitarras. Estava a escurecer e nós não sabíamos onde estávamos. Aproximou-se de nós um rapaz e muito gentilmente (eram de etnia cigana) convidou-nos para sentar e comer e beber com eles. Ficamos um bocado de tempo, perguntamos como chegar ao nosso hotel e indicaram-nos a direção. Sempre cordiais e tentando conciliar o português com o espanhol. Definitivamente, uma noite especial.
8 – Endereço na Web para o podermos seguir?
Tenho vários blogues sobre exposições que realizei e um blogue onde se publica trabalhos de muitos autores de poesia visual com os respetivos links:
https://laberintosedificiosy.wordpress.com/
este é de uma exposição de 2014 em Zaragoza
http://eacualquierotraparte.blogspot.com.es/p/a-cualquier-otra-parte.html
este de uma exposição de 2011 em Madrid
http://boek861.blog.com.es/search/pierre%2Bd.%2Bla/AND/
neste blogue publico trabalhos de autores de poesia visual
https://www.facebook.com/galeriadepersonajes
e uma página no facebook com os meus últimos trabalhos
§
Original
1 – Fecha de nacimiento y naturalidad (ciudad y país)?
09/05/1969 Zaragoza España.
2 – Hasta hoy en que ciudades has vivido permanentemente?
Zaragoza, Barcelona, Madrid y Girona.
3 – Nivel de estudios?
Medio.
4 – Actividad profesional?
Ahora mismo parado, pero soy diseñador gráfico.
5 – En qué medida la ciudad donde naciste y viviste influenció tu vida artística?
En realidad poco o nada, me influyó mucho más mis amistades y mis lecturas y el compartir esas lecturas y esos visionados de películas o las visitas a las exposiciones que mi propia ciudad
6 – Cuando piensas en la ciudad de Porto, que te acuerda de inmediato?
Me acuerdo del atardecer, yo estaba en una colina no recuerdo el nombre, puede que mezcle recuerdos ya que hace 25 años de esto, pero todo era plata. Melancolía.
7 – Ya visitaste Porto? En caso positivo, porque motivo y qué memorias tienes de la ciudad y la región?
Si, como te decía antes la visite hace 25 años. Por turismo. De la región no tengo recuerdos de Porto sí, sobre todo una melancolía que no sé si es creada por mis recuerdos creados o por la sensación que me produjo. Supongo que ambas. Siempre me ha atraído mucho Portugal aunque la haya visitado poco. Más Lisboa que he estado tres veces. Pero Porto me trae muchos recuerdos y una anécdota singular: Andamos por la ciudad recorriéndola poco a poco saboreándola, y dejándonos perder hasta que de pronto y sin darnos cuenta estábamos en una barriada de las afueras con gente reunida en torno a una hoguera, con guitarras. Se hacía de noche y no sabíamos donde estábamos. Se acerco un muchacho y muy amablemente (eran de etnia gitana) nos ofreció sentarnos y comer y beber con ellos. Estuvimos un rato, preguntamos como llegar hasta nuestro hotel nos dijeron como ir. Siempre muy amables e intentado compaginar el portugués con el español. Una noche especial sin duda
8 – Tu dirección de pagina web/ blog para te seguir
Tengo vários blogs de exposiciones que he realizado y un blog donde se publica a mucha gente que hace poesia visual te pongo enlaces
https://laberintosedificiosy.wordpress.com/
este es de una exposición de 2014 en Zaragoza
http://eacualquierotraparte.blogspot.com.es/p/a-cualquier-otra-parte.html
una exposición del 2011 en Madrid
http://boek861.blog.com.es/search/pierre%2Bd.%2Bla/AND/
y este es el blog del que te hablo
https://www.facebook.com/galeriadepersonajes
y una página en facebook de mi último trabajo