QUER começar a correr e não sabe como? Já aderiu ao desporto “da moda” mas não sabe que equipamento deve utilizar? Corre 5 quilómetros em 20 minutos e já pisca os olhos aos Jogos Olímpicos? Então o melhor é pedir umas dicas a José Soares, Professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e autor do livro Running. Muito mais do que correr, um “manual completo” para futuros, novos e corredores já experimentados.
Licenciado (1982), mestre (1984) e doutorado (1988) em Ciências do Desporto pelo Instituto Superior de Educação Física (atual FADEUP), José Soares, 56 anos, é Professor Catedrático de Fisiologia na Faculdade de Desporto, onde coordena o Gabinete de Biologia do Desporto. É também docente nos cursos de Pós-Graduação de Medicina Desportiva e de Geriatria da Faculdade de Medicina da U.Porto, entre outras pós-graduações, em Portugal e no estrangeiro.
No percurso deste fã de Stevie Wonder e tripas à moda do Porto destaca-se ainda a ligação ao desporto de alto rendimento como treinador e consultor de atletas em diferentes modalidades. Membro da equipa técnica da Seleção Nacional de Futebol no Europeu de 1996 e no Campeonato do Mundo Coreia/Japão de 2002, foi fisiologista da Equipa de Futebol do Boavista (1997-2003), da Seleção Nacional de Andebol (2006-2010) e da equipa de Natação do FC Porto -2009-2012). É, ainda, coordenador da Unidade de Exercício Clínico do Instituto CUF Porto e cofundador da BBY Solutions.
É todo esse conhecimento acumulado durante mais de 20 anos que José Soares tem partilhado como conferencista convidado em mais de 200 reuniões científicas nacionais e internacionais e autor de mais de 60 artigos publicados em revistas internacionais “peer-reviewed”, a que se juntam cinco livros sobre temáticas ligadas ao desporto e à fisiologia. É neles que cabe Running. Muito mais do que correr, onde, ao abordar questões como motivação, alimentação, suplementos, planos de treino para diferentes distâncias ou o exercício físico na doença, apresenta um “guia essencial para quem quer começar a correr, mas também para quem corre regularmente e quer melhorar o seu rendimento, alimentar-se como um atleta ou mesmo evitar lesões”.
Idade?
56 anos.
– De que mais gosta na Universidade do Porto?
Da história e do orgulho de pertença.
– De que menos gosta na Universidade do Porto?
Nada de relevante.
– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Estimular uma melhor ligação à sociedade e um maior apoio aos estudantes para a preparação à vida profissional.
– Como prefere passar os tempos livres?
Conviver com amigos e família, ler e… não fazer nada!
– Um livro preferido?
O Deus das Moscas, de William Golding.
– Um disco/músico preferido?
Stevie Wonder.
– Um prato preferido?
Tripas à moda do Porto.
– Um filme preferido?
“O Pátio das Cantigas”( o original!).
– Uma viagem de sonho?
Miami e Nova Iorque (Já realizada). Buenos Aires (a realizar).
– Um objetivo de vida?
“Ser bom tipo”.
– Uma inspiração?
Nelson Mandela.
– Uma ideia para promover a prática desportiva no seio da comunidade U.Porto?
Incluir nos planos de estudo o exercício como meio de promoção da qualidade de vida e da saúde.
Tiago Reis publicado in http://noticias.up.pt/