ANTÓNIO Freitas Cruz, jornalista, antigo diretor e administrador do Jornal de Notícias e da RTP, morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 85 anos.
O antigo diretor, que teve uma longa carreira no jornalismo, debatia-se, desde há algum tempo, com graves problemas respiratórios, agravados por uma pneumonia recente, que o levou ao internamento no Hospital da CUF, no Porto, onde acabou por falecer.
Freitas Cruz entrou para o “Jornal de Notícias” em novembro de 1955, saindo em setembro de 1978 para dirigir “O Primeiro de Janeiro” até abril de 1981. Nesse ano, fundou e assumiu a direção do jornal “Notícias da Tarde”, editado pela então Empresa do “Jornal de Notícias”, de cujo Conselho de Administração foi presidente.
Em 1985 é requisitado para o Conselho de Gerência da RTP, regressando ao JN dois anos depois. Em 1991 chegou a presidente do Conselho de Administração, cargo que exerceu até 1993, ano em que saiu para a televisão pública, onde desempenhou funções idênticas.
Freitas Cruz havia sido agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
O corpo está em câmara ardente na capela mortuária da igreja de Gulpilhares e o funeral realiza-se amanhã, sábado, pelas 11 horas.
Publicado in Jornal de Notícias.