MARIA Pires sempre quis ter um negócio próprio. A oportunidade surgiu há cerca de 5 anos quando, ao passar pelo Quiosque Madeira, se apercebeu que o espaço não estava a ser utilizado. Na altura, tanto Maria quanto o marido (Norberto Pires) estavam desempregados, razão pela qual este facto lhe despertou maior atenção. Resolveu, por isso, informar-se sobre o assunto e concorrer para ficar responsável pelo quiosque, cuja gestão está a cargo da Câmara Municipal do Porto, que atribui a sua concessão mediante procedimento de hasta pública, realizado por determinação do Presidente da Câmara.

O negócio corre bem e pretendem continuar com ele pelo máximo de tempo possível. Têm alguns clientes fixos (portuenses), mas a maior parte são turistas, que recorrem ao quiosque, normalmente, à procura de tabaco e informações. Perguntam pelos mais variados pontos da cidade, entre eles a ribeira, o mercado do Bolhão, a livraria Lello e até a estação de S. Bento, que se encontra ao lado do quiosque. Segundo Maria, muitas vezes as pessoas não se apercebem que estão ao lado do que procuram porque esperam outro tipo de edifício.

Entre as 7 e as 19h (horário de funcionamento do quiosque, que abre todos os dias), convivem com pessoas das mais variadas nacionalidades. O par, casado há 36 anos, diz que a maioria são espanhóis, mas franceses, ingleses, brasileiros e australianos também são comuns entre os clientes. Maria aprendeu francês na escola. O espanhol e um pouco do inglês, ao conviver diariamente com estas duas línguas. Norberto, por seu lado, fala um pouco dos três idiomas mencionados graças ao convívio com as mesmas no dia a dia.

Com o trabalho localizado num dos locais mais movimentados do Porto, não há tempo para grandes pausas, mas Maria afirma que o constante movimento é uma das razões pelas quais gosta do trabalho.

SOBRE A AUTORA: Patrícia Santos, natural de uma pequena aldeia do concelho de Santo Tirso, nasceu em 1997. Atualmente, estuda Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Realizou Erasmus em Tarragona durante um semestre. Começou a colaborar com o Correio do Porto em 2017.

Partilha
1196
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here