1174
0
COMPARTILHAR
Inicio Do outro mundo Porto visto p...

Porto visto por Sandra Ronca

Porto visto por Sandra Ronca

0
1174

SANDRA Ronca é escritora e ilustradora de literatura infantil. Nasceu no Rio de Janeiro e há uma década e meia passou a viver em Niterói, ambas cidades do Brasil. Diz-se influenciada pelos pais que eram artistas plásticos italianos e pela mata e pássaros que a rodeiam. O gosto pelo lúdico, a infância e os animais reflete-se no trabalho produzido. Tem ouvido falar muito do Porto, o que lhe despertou a curiosidade em conhecer a cidade. Por ora não esquece o brinde com os editores que publicaram o seu primeiro texto “Coitada da raposa!”, em 2008, com Vinho do Porto. Adorou!

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade?

Nasci em dezembro de 1962, na cidade do Rio de Janeiro.

2 – Atual residência?

Vivo há 15 anos em Niterói/RJ

3 – Em que outros locais viveu de modo permanente?

Nenhum mais.

4 – Formação académica?

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós graduada em Ilustração e Design com Docência Superior pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (ESEHA/RJ). Estou concluindo a formação em Arteterapia pelo Incorporar-te: Espaço Terapêutico Corpo Artes (RJ). Participei de cursos de Ilustração Infantil em Sarmede e Macerata, na Itália e outros, no Brasil, nas áreas de artes, projeto de livro e criação literária.

5 – Atividade profissional?

Escritora e Ilustradora de Literatura Infantil. Arteterapeuta em formação.

6 – Em que medida o local onde nasceu e viveu ou vive, influenciou ou influencia a sua vida artística?[1]

Creio que a grande influência inicial que recebi foi de meus pais, uma vez que eram artistas plásticos italianos,  no convívio com a Arte em seu atelier, livros e passeios. Estes incluíam visitas a museus, como o Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Imperial de Petrópolis e também passeios ao ar livre, acampamentos e piqueniques. Creio que venha daí, do contato com a natureza, minha essência observadora e criativa, meu gosto pelo lúdico, pela infância e pelos animais. Busco viver com humor e leveza. Há quinze anos vivo cercada de mata e pássaros. Tudo isso se reflete no meu trabalho.

7 – Quando pensa na cidade do Porto lembra-se imediatamente de quê?

Vinho do Porto! Meu primeiro brinde com o pessoal da Editora Cortez que havia recém publicado meu primeiro texto “Coitada da raposa!”,  foi com vinho do Porto. O ano era 2008 e estávamos no 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Até então, não o havia experimentado e adorei!

8 – Já visitou o Porto? Em caso afirmativo, por que motivo e qual a ideia com que ficou da cidade e da região?

Não. Tenho ouvido muito falar no Porto. Quero conhecer.

9 – Endereço na web/blogosfera para a podermos seguir?

www.sandraronca.com.br

https://www.facebook.com/sandraronca.arte/

[1] A pergunta pressupõe a defesa da teoria do Possibilismo (Geografia Regional ou Determinismo mitigado) de Vidal de La Blache, depois seguida em Portugal por Orlando Ribeiro, de que o meio (paisagem, rios, montanhas, planície, cidade e, acrescentamos nós, linguagem, sotaque, festividades, religião, história) influenciam as opções profissionais e artísticas dos naturais desse lugar.

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here