PEREIRA LOPES, como muitos avintenses nos anos cinquenta, nasceu fora de portas, melhor dizendo, do outro lado do rio, em Miragaia, Porto. De regresso a Avintes, freguesia de Vila Nova de Gaia, aqui se manteve. Até hoje. A paixão pela fotografia nasceu na adolescência, quando frequentava a Escola Industrial e Comercial de Gaia. Mais tarde assume a fotografia de uma forma sistemática. Nos últimos tempos sentiu a necessidade de divulgar o trabalho de outros fotógrafos. E assim nasceu o Festival Internacional de Fotografia de… Avintes (claro!), do qual é diretor.
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
01/10/1954, Miragaia (Porto).
2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Avintes (Vila Nova de Gaia).
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
Escola Industrial e Comercial de Vila Nova de Gaia.
4 – Habilitações literárias?
12º Ano
5 – Atividade profissional?
Técnico de Controlo.
6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?
Sempre vivi em Avintes. Influenciou totalmente, pois é onde exerço a minha actividade profissional e onde desenvolvo a base da minha actividade cultural.
7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?
Ficamos-lhe gratos pelo trabalho desenvolvido no âmbito das Minas do Pejão.
Pereira Lópes é un grande fotógrafo e xestor cultural. O seu traballo no Festival Instantes que el organiza é marabilloso, consegue levar tantas boas imaxes á xente…