HERNÂNI Gonçalves, que ficou conhecido como o “professor bitaites”, morreu esta sexta-feira vítima de doença aos 73 anos. Hernâni Gonçalves estava em coma após ter realizado um cateterismo. António Hernâni Gonçalves nasceu a 8 de setembro de 1940 na Sé, em Bragança. Estudou na cidade natal até ao sétimo ano de escolaridade, tendo prosseguido estudos no Porto, em Lisboa, em Bruxelas e em Madrid. Especializou-se em Desporto de Alto Rendimento e também tirou o curso de treinador de futebol.
Treinador de futebol e ex-preparador físico do F. C. Porto e da Seleção Nacional, foi ainda vereador da Qualidade de Vida na Câmara Municipal do Porto durante a presidência do socialista Fernando Gomes.
Nos anos 70, Hernâni Gonçalves acompanhou José Maria Pedroto no Boavista F.C. e no F. C. do Porto, o seu clube do coração. Venceu oito campeonatos nacionais e nove taças de Portugal em ambos os clubes. Também esteve ao serviço da seleção nacional ao lado de José Maria Pedroto e de António Oliveira (no Campeonato Europeu de Futebol de 1996).
Hêrnani Gonçalves foi colaborador do “Jornal de Notícias” e fez parte do programa de televisão “Liga dos Últimos”. Conhecido carinhosamente como “professor bitaites”, era um carismático comentador desportivo.
Germano Silva, amigo de longa data de Hêrnani Gonçalves, lamenta a perda de uma figura singular, “muito popular” e de um “bom professor”. O jornalista recorda, com estima, o comentador desportivo com carisma e muita graça: “Perco um grande amigo”.
Publicado in Jornal de Notícias