1365
0
COMPARTILHAR
Inicio Obituário João Porto (1...

João Porto (1941-2014)

João Porto (1941-2014)

0
1365

JOÃO Lopes Porto, fundador do CDS, ministro da Habitação e Obras Públicas do governo da Aliança Democrática e antigo director-geral da Metro do Porto, morreu na quarta-feira, vítima de doença prolongada.

Segundo fonte da Metro do Porto, João Porto morreu no Porto e o funeral realiza-se na sexta-feira, pelas 11h30, na igreja do Santíssimo Sacramento, na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos.

Em comunicado, o CDS-PP recorda o “engenheiro que gostava de construir” como a “primeira figura centrista no Porto, onde fundou e dinamizou o partido” em 1974. “A sua acção partidária e política, sempre serena e equilibrada, foi mais uma faceta de uma vida de intervenção e serviço público – em instituições de solidariedade, ONG e na Ordem dos Engenheiros –, de um homem de fé e família”, afirmam os centristas. “A sua dedicação ao país e às pessoas, e foram tantas as que a sua vida tocou, é reconhecida na memória de todos.”

João Lopes Porto foi também secretário de Estado das Obras Públicas, de Fevereiro a Agosto de 1978, e ministro da Habitação e das Obras Públicas, de Janeiro de 1980 a Janeiro de 1981, no governo de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi também deputado à Assembleia da República, de 1976 a 1985, e membro da Comissão Parlamentar de Equipamento e Ambiente, da qual foi vice-presidente, entre 1976 e 1979.

Em termos empresariais, João Porto foi director-geral da empresa Metro do Porto, de 1994 a 2000, período em que foram lançados os primeiros concursos do projecto e iniciadas as primeiras obras. Fonte da Metro do Porto destacou o trabalho que João Porto desenvolveu na empresa, afirmando ter sido a pessoa “responsável pelo arranque do projecto”.

Na FEUP, João Porto foi docente de várias disciplinas da Secção de Construções Civis do mestrado integrado em Engenharia Civil e também lecionou nos cursos de mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais e Engenharia Biomédica, com aulas sobre a temática da segurança contra incêndio. “Professor e pedagogo, formou milhares de alunos que recordam o seu espírito analítico e entusiasmo dedicado ao ensino”, realça o CDS-PP em comunicado. “A sua última aula, há três anos na FEUP, teve tema e mote apropriado à sua própria vida: ‘Engenharia e Humanismo’.”

Publicado in PÚBLICO

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here