PARA além do gosto de palavrear, a Inês tem a tendência, talvez sem o saber, de frequentar lugares onde se acede por estradas amplas e airosas. Por isso (quem sabe?), não é nada de atalhos. Hoje, quando tem aulas, vai da Senhora da Hora, atravessa a Circunvalação e num instante chega à faculdade de medicina. Há uns anos atrás, até completar o 12.º ano, tinha ainda de passar pela Avenida Boavista. E foi, precisamente, entre ambas as artérias que passou muitos dos dias da infância a passear e a inspirar-se para as histórias que nos vem contando.
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
19-01-1993 – Matosinhos, Matosinhos.
2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Senhora da Hora, Matosinhos.
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
Colégio Nossa Senhora do Rosário e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
4 – Habilitações literárias?
12.º ano, a frequentar a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
5 – Atividade profissional?
Estudante e Escritora.
6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?
O Porto é de importância fundamental na minha escrita, principalmente o Parque da Cidade. Passei muitos dias da minha infância a passear pelos caminhos do “pulmão” do Porto e é uma grande inspiração ainda hoje. Todos os monumentos e atmosfera das cidades com as quais contactei também estão sempre presentes nas minhas histórias.
7 – Endereço na web/blogosfera para a podermos seguir?
https://www.facebook.com/inesmaia.escritora
Publicado originalmente em 22 de junho de 2013