O NUNO Valentim tem um percurso académico e profissional centrado no Porto, com um pequeno desvio por Veneza. Não lhe é possível dissociar a sua vida desta cidade. Por isso, a sua obra situa-se sobretudo no Porto, incidindo em grande parte sobre edificado preexistente da cidade consolidada. Um arquitecto para o século XXI.
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
Nasci em 24 de Julho de 1971, na Freguesia de Santo Ildefonso, Porto.
2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Num apartamento perto do Mar, na Rua Pêro de Alenquer, Nevogilde, Porto.
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
A Escola da Ponte, a Escola Preparatória Francisco Torrinha, o Liceu Garcia de Orta, a Faculdade de Arquitectura e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
4 – Formação académica?
Arquitecto (FAUP/1995); Mestre em Reabilitação do Património Edificado (FEUP/2006) e frequento actualmente o Programa de Doutoramento em Arquitectura desenvolvendo Tese na área da Reabilitação (FAUP).
5 – Atividade profissional?
Arquitecto e Docente Universitário.
6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?
Influenciou decisivamente: nasço, cresço, estudo, trabalho, construo família e vivo no Porto. As minhas passagens pelo estrangeiro confirmaram sempre esta filiação – quando estudei um ano (Erasmus) em Veneza era conhecido pelo “português da escola do porto” (ou “Rui Barros” quando jogava futebol com os pescadores do Lido). A FAUP confirma em definitivo esta ligação – o Porto sempre foi matéria de reflexão, trabalho, presença, referência, objecto de estudo…
A nossa obra construída é sobretudo no Porto, incidindo em grande parte sobre edificado preexistente da cidade consolidada.
Não é possível dissociar a minha vida desta cidade.
7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?
www.nunovalentim.com
Publicado originalmente em 7 de novembro de 2012