RAQUEL Sem Interesse nasceu na freguesia de Pedrouços, no concelho da Maia, aí continuando a viver. Assume-se como cartunista. É autora das Histórias Sem Interesse onde nos conta as peripécias de Quica e dos seus amigos… vá, de quem a atura! São tiras de conteúdo autobiográfico. Nelas se reflete o seu dia-a-dia, que gira (lido no sentido literal quando viaja) entre o local de residência e a cidade do Porto. Portanto, é de todo o interesse ler as Histórias Sem Interesse para ficar a conhecer melhor a geração da Raquel que aqui vive.
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
08/11/1989 – Pedrouços, Maia.
2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Pedrouços, Maia.
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
4 – Habilitações literárias?
Mestre em Ilustração e Animação, a partir do Instituto Politécnico de Cávado e do Ave. Licenciada em Artes Plásticas Ramo Multimédia, a partir da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
5 – Atividade profissional?
Cartunista Freelancer
6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?
Visto que o meu trabalho tem um carácter autobiográfico, baseando-se na experiência pessoal, o local onde resido tem sim, bastante influência. Uma vez que represento episódios do meu dia-a-dia e transmito muitos pontos de vista e sentimentos sobre o que me rodeia e sobre a forma como o experiencio, toda a envolvência, a cultura e as próprias condições actuais, sejam dos que marcam os portuenses (festividades, rotina diária, uso dos transportes públicos, etc.), sendo os que marcam a minha geração (subsistência neste meio, procura do primeiro emprego e/ou estágios na área da formação, ligação com familiares e amigos, raízes, mentalidades, etc.). Posto isto, e tendo em conta que enquanto cartunista pretendo fazer com que o meu público se identifique com aquilo que represento, é sim, muitíssimo relevante a representação do que nos é a todos comum e familiar.
7 – Endereço na web/blogosfera para a podermos seguir?
https://www.facebook.com/historiasseminteresse/
http://historias-sem-interesse.tumblr.com/
Facebook
A Raquel desde muito novinha (7,8 anos) já fazia animação,encontei um bloco de desenho pequenino com o mesmo “boneco” em várias paginas seguidas que ao desfolhar já havia vimento.
Sei que vai ser uma grande cartunista!!!!!
Tia babáda