2069
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Sérgio Macedo

Sete perguntas a Sérgio Macedo

0
2069

SÉRGIO Macedo é professor de teatro e ator. Nasceu na terra do Galo de Barcelos, a freguesia de Galegos (Santa Maria). Vive atualmente na cidade de Santo Tirso onde integra a companhia de teatro Expressão, cuja lema é “sempre ao seu lado”. O que corresponde ao entendimento que tem acerca das influências do local sobre o seu trabalho. Se o teatro tem de ir ao encontro dos interesses das gentes da terra, então a escolha dos textos e as peças levados à cena será, em parte, determinada pela vontade e expetativas daquelas. O lugar é uma fonte de expressão.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

27 de julho de 1978 na freguesia de Galegos (Santa Maria), Barcelos.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Cidade de Santo Tirso.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Universidade Católica.

4 – Habilitações literárias?

Licenciatura em Teologia e pós graduação em Teatro.

5 – Atividade profissional?

Professor de teatro e ator na “Expressão, companhia de teatro de Santo Tirso”.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

O local onde vivo, à imagem do país onde se situa, influencia na concepção dos textos e das peças escolhidas para a companhia de teatro que interpreto. Isso ocorre porque o teatro tem de ir ao encontro do seu local, do seu território e do povo que o habita. Só desta forma é capaz de se criar públicos, criar afetividades e criar simbioses e proximidades íntimas com quem está a nosso lado. Por isso mesmo o lema da “Expressão, companhia de teatro de Santo Tirso” é: “sempre ao seu lado”.

Desta forma, reconhecemos que vivemos num concelho devastado pela crise, pelo desemprego, pela falta de oportunidades… Com a apresentação desta peça podemos constatar isso na vida da personagem que interpreto. Mas também a personagem em retorno, (esta é a riqueza do teatro) diz-nos que no meio da adversidade há oportunidades e há mudanças dolorosas, mas elas levam-nos à esperança e assim só nos resta fazer o favor de sermos felizes…

7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

Facebook

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here