TONI Grilo nasceu em Nancy (França) e aí estudou até se licenciar na Escola Superior Boulle de Paris, em Artes Aplicadas. Habilitado para trabalhar no mundo do design e apaixonado pela técnica dos portugueses, decidiu vir para o nosso país pôr em prática o seu talento. Instalou-se primeiro em Lisboa e depois no Porto, onde reside na freguesia do Carvalhido. Por aqui tem-se dedicado, entre outras, à indústria do mobiliário espalhada pelo Grande Porto (Paredes, Gondomar e Santo Tirso). Com origens familiares transmontanas, sente-se por cá como se estivesse em casa.
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
Nasci a 20 de Fevereiro de 1979, em França (Nancy).
2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Resido actualmente no Porto, no Carvalhido.
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
Estudei sempre em França. Sou diplomado pela Escola Superior Boulle em Paris.
4 – Habilitações literárias?
Maitrise de Arts-Appliqués.
5 – Atividade profissional?
Diretor criativo e designer.
6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?
Vivo em Portugal desde 2001. Mudei-me de Lisboa para o Porto em 2013 por razões profissionais: devido a indústria com qual trabalho mais se situar no Grande Porto.
Para além disso, devo referir ter origens familiares transmontanas. Sempre mantive esta ligação nortenha, o que me faz sentir bem e em casa no Porto.
7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?