1493
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Vítor Oliveira

Sete perguntas a Vítor Oliveira

0
1493

EIS um caso em que, pelo menos aparentemente, o fascínio por uma cidade condicionou a carreira académica e profissional do seu habitante. Estamos a falar do professor e investigador na área da Morfologia Urbana, Vítor Oliveira, natural de Massarelos e residente em Paranhos. Terão sido as formas físicas das ruas, praças e edifícios (comuns ou excecionais) do Porto que, numa primeira fase, o apaixonaram e de seguida lhe despertaram a curiosidade em as compreender, mas de modo sistemático (método científico), tornando-se agora o seu laboratório para testar novas teorias.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

09-11-1974, Massarelos, Porto.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Paranhos, Porto.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Escola Primária n.º 80
Escola Preparatória Maria Lamas
Escola Secundária Carolina Michaëlis
Escola Secundária Rodrigues de Freitas
Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

4 – Habilitações literárias?

Doutoramento.

5 – Atividade profissional?

Professor Universitário e Investigador.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho artístico/literário/profissional por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

Trabalhando na área da Morfologia Urbana, ou seja no estudo da forma física das cidades (das suas ruas e praças, dos seus edifícios – os comuns e os de exceção), seria impossível ficar indiferente a uma cidade como o Porto, com uma história urbana construída ao longo de nove séculos e, atualmente, com uma notável dinâmica social e urbana.

Diria que a minha paixão por cidades, que me levou a tentar compreende-las cada vez melhor e a faze-lo de uma forma sistemática, terá começado com o meu fascínio pelo Porto.

Apesar de procurar trazer para o meu trabalho de investigação diferentes cidades em diferentes partes do mundo, é a cidade do Porto que funciona como ‘laboratório’ para testar novas abordagens, novas teorias e novos métodos.

7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

http://vitoroliveira.fe.up.pt/

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here