TUDO começou com a sugestão da artista plástica Renata Carneiro, que se encontrava a promover a 1.ª Arte Postal Sénior, em fazermos uma convocatória de arte postal no Correio do Porto. A nossa convocatória foi publicada no dia 30 de dezembro de 2015 e estabelecido o dia 31 de março de 2016 como limite para envio dos trabalhos.
O tema escolhido teria de estar relacionado com os lugares que mais nos influenciam. Escolhemos a rua por ser um espaço de diversão durante a infância, de socialização na adolescência e de simples caminho na idade adulta (ir e vir do trabalho e passeio).
Participaram 84 artistas (a Inês Couto e a Airiza Luz deixaram os postais durante a exposição) provenientes de todos os continentes, exceto da África (estranho!).
Os postais foram exibidos em quatro lugares: Duas de Letra; Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto; Livraria Velhotes e Café Bar – Amarante e alojados no site.
A principal riqueza desta iniciativa resulta da diversidade dos trabalhos, quer quanto às perspetivas que se podem ter sobre a rua, quer quanto às técnicas usadas.
A variedade das obras está diretamente relacionada com a diversidade da raça humana. Aqui o que é diferente não é uma ameaça, mas um dom da natureza. Temos de reconhecer e aceitar a singularidade dos outros povos e estabelecer regras mínimas de convivência para garantir a autonomia de cada povo.
Todos iguais (em direitos e deveres), todos diferentes (características), é o princípio base da edição no Correio do Porto, pelo que a divulgação da arte postal se enquadra na perfeição no espírito desta publicação digital.
Torna-se pública a lista atualizada (2016-11-20) dos artistas participantes: versão PDF e Excel.
Até ao ano 2017!
O editor
Paulo Moreira Lopes