COMPARTILHAR
Inicio Dicioporto Erva-das-pamp...

Erva-das-pampas recusa-se a voltar ao jardim onde foi plantada

Erva-das-pampas recusa-se a voltar ao jardim onde foi plantada

0
343

Depois de 20 anos à espera, o Decreto-Lei nº 565/99, de 21 de dezembro, que regula a introdução na natureza de espécies não indígenas da flora e da fauna, foi finalmente revisto pelo Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 de julho, tendo classificado a erva-das-pampas (Cortaderia selloana) como espécie invasora.

Não se sabe ao certo quando é que a erva-das-pampas foi introduzida em Portugal, mas inicialmente foram introduzidas apenas plantas femininas, não representando qualquer tipo de problemas.

Utilizada para fins ornamentais e devido à sua resistência ao frio, à secura e aos solos pobres, manteve-se controlada durante muito tempo.

Com a chegada das plantas hermafroditas, a erva-das-pampas ganhou grande capacidade de reprodução e dispersão tendo-se propagado muito para além das zonas de plantação.

Hoje em dia é possível vê-la não só em jardins, mas também em habitats naturais onde aos poucos vai ganhando maior dispersão.

Ainda bem que a proibição foi publicada, pois por muito que se peça à erva-das-pampas para voltar ao jardim ela continua no mesmo sítio.

ver mais informação aqui 

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here