5400
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto Dino dos Sant...

Dino dos Santos – As letras não nasceram desenhadas!

Dino dos Santos – As letras não nasceram desenhadas!

0
5400

DINO dos Santos nasceu em 1971 no Porto e foi aqui que se licenciou em Design e Comunicação Visual (ESAD) em 1994. Facilmente percebeu que o design gráfico era, já na altura, uma área saturada, o que o levou no caminho do desenho de tipografia. Afirma que começou a desenhar tipografia porque “Os meus colegas de curso estavam mais interessados em conseguir imagens diferentes para os seus trabalhos, no fundo, o natural fascínio de quem em 1992 começa a utilizar o Photoshop… no entanto eu estava mais interessado na versatilidade que o texto permitia, quer enquanto elemento de comunicação escrita, quer como elemento que, organizado de um detrminado modo, permitia compôr imagens e ideias que iam para além do próprio conteúdo.”

Apesar de ser uma área pouco compreendida (quer pela falta de clientes, quer pela falta de conhecimento das pessoas em geral) Dino Santos fundou logo em 1994 a DSType Foundry (www.dstype.com), um atelier de criação de tipografia digital. Ganhou até à actualidade diversos prémios com variados tipos:  ”Esta” – Best Serif Font de 2005 pelo MyFonts.com;  ”Nerva” – Notable Releases of 2005 pelo Typographi.com; “Andrade” – Creative Review Type Design Award, na categoria Revival / Extension family.

Apesar das suas referências nas tipografias portuguesa e italiana, assume que “a história é um processo em aberto e não a morte do processo” e que o melhor da tipografia actual está na escola holandesa. O seu método projectual passa por um estudo prévio a nível do desenho, passando só na parte final ao digital e utilizando o FontLab.

Confesso que sou uma apaixonada pela “Andrade”  (já a tendo usado em diversos trabalhos)… toda ela é elegante e bem trabalhada. O que mais me apaixona nesta letra é mesmo a magnífica conjugação que conseguimos entre a Pro, a Swashes e a Scrip… utilizando apenas a Andrade, conseguimos uma enorme riqueza tipográfica.

Dino dos Santos é de facto um nome marcante na tipografia, não só nacional, como mundial. Apesar de, ainda hoje, ser difícil aprender a produzir tipografia, este designer é a prova de que qualquer trabalho pode ser conseguido com muita dedicação.

Publicado in http://design351.wordpress.com

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here