JÁ conhecíamos o Herbário de Jorge Sousa Braga, além das bulas passadas nas Ervanárias. Agora passamos a conhecer um livro de receitas de culinária com ervas aromáticas: Erva uma vez… estórias cozinhadas com aromas. Os autores são a Patrícia Vilela – cozinheira, o Luís Alves – agrónomo, o Nélson Garrido – fotógrafo e o Pedro Botelho – designer gráfico. O título surgiu depois dum jantar bem animado entre os quatro. Contam que é uma viagem de sabores, temperada com estórias que foram plantando, colhendo e guardando, e que agora partilham com quem os quiser ouvir. Uma vez originais, sempre originais!
Por Paulo Moreira Lopes
Quem é o autor do título do livro Erva uma vez?
O nome do título surgiu depois dum jantar bem animado entre os quatro co-autores (Patrícia Vilela – Cozinheira; Luís Alves – Agrónomo; Nélson Garrido – Fotógrafo; Pedro Botelho – Designer gráfico). Em boa parte achamos que o título se deve ao vinho servido nesse dia, se bem que já ninguém se recorde qual seria…
Todos os autores residem em Vila Nova de Gaia.
Como surgiu aquele título (inspiração)?
Como referimos anteriormente, o título surgiu num jantar entre os quatro co-autores. Este jantar teve lugar na residência do casal de co-autores (Patrícia e Pedro), durante o qual se provaram muitas das receitas que vêm descritas no livro. Como se trata dum livro que faz a ligação entre a produção/manutenção das ervas aromáticas e a cozinha, e devido ao estilo descontraído com que os autores escreveram o livro, recorrendo a muitas passagens e histórias pessoais que viveram, achou-se que “Erva uma vez… estórias cozinhadas com aromas” se adequaria perfeitamente ao conteúdo do mesmo.
Qual a reação, passada e presente, do público ao título do mesmo?
A reacção foi extremamente positiva. Ainda hoje nos congratulam pela originalidade do mesmo.
Sinopse do livro: Da terra ao prato: Uma viagem de sabores, temperada com estórias que fomos plantando, colhendo e guardando, e que agora partilhamos com quem nos quiser ouvir.
Um livro de receitas de culinária com ervas aromáticas, assim como informação para poder cultivar as suas ervas em modo de produção biológico.
Procuramos associar o prazer de produzir algumas destas plantas como o de as utilizar, assumindo uma ponte cada vez mais em voga, entre os novos agricultores, a cozinha e a cultura de um povo.
Consideram que a originalidade do título do livro permite uma divulgação mais eficaz do mesmo (marketing) e, em consequência, uma mais-valia capaz de suplantar eventuais imperfeições do livro?
Estamos em crer que a escolha de um título com bastante originalidade e imaginação poderá influenciar a escolha do consumidor, já que é uma forma de despertar/captar o interesse imediato do leitor.
Endereço na web/blogosfera para os podermos seguir?
https://www.facebook.com/ervaumavez?ref=hl
www.cantinhodasaromaticas.pt
http://cantinhodasaromaticas.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/cantinhoaromaticas?ref=hl
https://www.facebook.com/ForkingAmazing