EZILDA Almeida trocou a ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, pelo Porto há pouco mais de uma década para estudar Engenharia Informática e de Computação (Mestrado Integrado da Faculdade de Engenharia, FEUP) e também pelo gosto em viajar e explorar outros países e culturas.
O primeiro objetivo desta aventura fora de casa ficou cumprido em 2010, com a conclusão do mestrado. A partir daí o tempo passou a ser dedicado em exclusivo ao trabalho de investigação no INESC TEC, primeiro na área de mineração de fluxo de dados (mining data streams) e depois em aprendizagem automática (machine learing) aplicada a cuidados de saúde. Foi precisamente na área da saúde que se destacou com a criação de um software para ajudar os médicos no diagnóstico de doenças como os cancros da mama e da próstata.
O ExpertBayes integra o conhecimento médico com técnicas de machine learning em modelos gráficos, que estimem com mais precisão o risco de cancro da mama ou da próstata depois de feita a biópsia, de modo a reduzir o problema do erro da amostragem biópsia. O software faz parte do projeto ABLE (Advice Based Learning), liderado pela investigadora do INESC TEC e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Inês Dutra.
Terminado o software, que já se encontra a ser comercializado, qual será o próximo passo da aventura desta cabo-verdiana com dupla nacionalidade? Talvez as Maldivas, a viagem de sonho que ainda não realizou…
Naturalidade?
Cabo Verde.
Idade?
30 anos.
– De que mais gosta na Universidade do Porto?
O facto de ser uma universidade de destaque internacional.
– De que menos gosta na Universidade do Porto?
A dispersão das faculdades em três campus.
– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Dar mais atenção aos alunos com necessidades especiais.
– Como prefere passar os tempos livres?
Faço exercício físico, visito novos lugares e danço.
– Um livro preferido?
“Eu sou Malala”.
– Um disco/músico preferido?
“Sodade”, de Césaria Évora.
– Um prato preferido?
Bacalhau à Lagareiro.
– Um filme preferido?
Lagoa Azul.
– Uma viagem de sonho?
Maldivas.
– Um objetivo de vida?
Ser bem-sucedida profissionalmente e levar uma vida tranquila.
– Uma inspiração? (pessoa, livro, situação…)
Malala.
– Qual o contributo do software ExpertBayes no diagnóstico do cancro da mama e da próstata?
Ajudar os médicos no rastreio do cancro da mama e da próstata. ExpertBayes estima com mais precisão o risco de cancro da mama ou da próstata depois de feita a biópsia, de modo a reduzir o problema do erro da amostragem biópsia.
Por Eunice Oliveira publicado in http://noticias.up.pt/