NÃO é todos os dias que uma Ginasta é eleita a Atleta do Ano pela Confederação de Desporto de Portugal, entre os desportistas de todas as modalidades. Não é todos os dias também que essa ginasta é estudante da Universidade do Porto. Um feito alcançado em 2015 por Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP), de 19 anos, que tem presenteado o país com excelentes desempenhos nos mais importantes palcos internacionais da ginástica.
A última grande conquista desta ginasta portuense foi a medalha de bronze em trave olímpica em Julho na 28ª edição das Universíadas de Verão, que decorreram em 2015, em Gwangju, na Coreia do Sul. Entre o sonho da ida aos Jogos Olímpicos, que requerem trabalho diário, a Filipa dedica-se também ao estudo das Ciências do Desporto na FADEUP, para que um dia possa ela treinar campeãs de ginástica.
A atleta do Sport Clube do Porto faz parte do programa de preparação para os Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro, graças ao seu trajeto nos últimos 2 anos. Um palmarés invejável o da Filipa que em 2013 começou por fazer história ao ser a primeira ginasta sénior portuguesa a alcançar um lugar numa final de all around em Moscovo. Em 2014, volta a escrever uma página inédita na ginástica portuguesa ao apurar-se também para a final de all around do Campeonato do Mundo de Ginástica Artística em Nanning, China.
No currículo de Filipa destaca-se ainda a conquista de várias medalhas em Taças do Mundo. Entre elas incluem-se duas de ouro em solo (Anadia e Medellin,2014), duas medalhas de prata em paralelas (Anadia, 2014 e 2015) e quatro medalhas de bronze em saltos (Anadia,2014), solo (Medellin, 2014 e Cottbus, 2015) e paralelas (Cottbus,2015).
Naturalidade?
Porto.
Idade?
19 anos.
– De que mais gosta na Universidade do Porto?
O que mais gosto na U.Porto é de reconhecerem o mérito das pessoas, não só a nível profissional, como a nível desportivo, mesmo quem não pratica a modalidade na faculdade.
– De que menos gosta na Universidade do Porto?
O meu percurso na U.Porto ainda é curto visto que entrei há pouco tempo para a faculdade, sendo que não tenho nada que não goste.
– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Não me ocorre nada.
– Como prefere passar os tempos livres?
Com família, amigos ou namorado, passear/ cinema.
– Um livro preferido?
Vários do Nicholas Sparks.
– Um disco/músico preferido?
Nelson Freitas – “Miúda Linda”.
– Um prato preferido?
Arroz de marisco.
– Um filme preferido?
Stick it.
– Uma viagem de sonho?
Viajar ao Rio de Janeiro para participar nos Jogos Olímpicos.
– Um objetivo de vida?
Ir aos Jogos Olímpicos
– Uma inspiração? (pessoa, livro, situação…)?
O ginasta Dominique Moceanu.
– O projeto da sua vida?
Ser treinadora de ginástica
– Um desejo para a ginástica artística em Portugal…
Desejo que a ginástica passe a ser um desporto mais conhecido e com mais visibilidade em Portugal
Por Catarina Sampaio publicado in http://noticias.up.pt/