CHAMA-SE Deolinda Sousa mas no meio fotográfico é mais conhecida por Linda Ramos. Esta poveira, de 66 anos, considera-se uma mulher polivalente, amante da estética e apaixonada pelas artes. À pintura e escultura juntou o gosto pela fotografia, tornando-se actualmente como um “vício” saudável e um dos seus encantos no quotidiano. Das milhares de fotografias que tem, a maioria é de registos da cidade que mais ama: a Póvoa de Varzim. Começou com uma fotografia a gaivotas e hoje é uma “caçadora” de imagens.
Linda foge da fotografia mais convencional e previsível. Prefere apostar no pormenor, na vivência do povo, da cidade e seus lugares: “sou uma aprendiza e assim continuarei a ser. A minha fotografia é também interventiva. Sobretudo, gosto de estar atenta a problemas que podem afectar as pessoas de mobilidade reduzida. Apesar de gostar de fotografar a praia e os monumentos, tento sempre seguir uma linha mais alternativa e captar registos menos comuns em freguesias do município. O Porto é a minha segunda cidade de eleição e um dos pontos onde mais fotografo”.
Linda Ramos é muito activa com trabalhos fotográficos em alguns dos grupos de poveiros no Facebook. Recentemente expôs no Turismo da Póvoa uma mostra intitulada “O Meu Olhar Sobre a Póvoa”. Aqui deixamos algumas das imagens seleccionadas pela autora.
Publicado in A VOZ DA PÓVOA