RENATA Carneiro além de ser artista plástica é professora na Universidade Sénior do Porto – AGITAR. Exerce o ensino naquela instituição há sensivelmente três anos. A idade dos alunos varia entre os 50 e os 80 anos. A pintura constitui não só uma terapia, como motiva os formandos que, no início, têm medo de errar, mas depois ficam surpreendidos com o resultado final. Os trabalhos são expostos habitualmente dentro da universidade, mas este ano pretendem ir para fora de portas. Entretanto, o próximo desafio será a participação na 1.ª Arte Postal Sénior promovida pelo Atelier das Artes.
Por Paulo Moreira Lopes
Há quantos anos é professora na Universidade Sénior – Agitar?
Sensivelmente há 3 anos.
Qual a variação de idade dos alunos?
Varia entre os 50 e 80 anos.
Há alunos que mostram interesse em evoluir na pintura ou a maioria encara as aulas como uma simples ocupação terapêutica?
Na actividade do Atelier das Artes os alunos sentem-na como uma terapia, mas também com grande motivação de conhecer várias técnicas e melhorar as que já apreenderam.
Qual o efeito que a pintura proporciona aos alunos?
São várias as sensações: primeiro estranha-se e depois entranha-se. Inicialmente têm alguma preocupação de “errar” depois relaxam enquanto trabalham e no final surpreendem-se quando vêem o trabalho finalizado.
Além do prazer pessoal que a pintura pode induzir nos alunos (ato de pintar = relaxante), é pretensão daqueles que o mesmo seja sentido (o prazer) por quem visualize a sua obra?
A pretensão inicial é de tirar partido do ato de pintar, o seu efeito terapêutico. Não pintam para serem reconhecidos como artistas. Contudo não ficam indiferentes à reação dos outros que, normalmente, se revela positiva.
Os trabalhos são expostos ao público com periodicidade (épocas festivas/férias)?
No final de cada ano lectivo fazemos uma exposição anual da actividade dentro da própria universidade, que é normalmente inaugurada no aniversário da mesma. Ao público em geral, pretendemos iniciar o próximo ano com o apoio da Junta de Freguesia de Paranhos que nos facultará uma sala expositiva. Temos também a ideia de fazer exposições em “Não Lugares”, lugares onde normalmente não se vêem exposições como por exemplo nas montras das lojas das redondezas.
Lançamos uma iniciativa este ano de fazer a 1.ª Arte Postal Sénior, que consiste em fazer uma intervenção num postal com o tema da natureza, com técnica livre e aberto a todos os seniores portugueses e estrangeiros. Também pretendemos que esta iniciativa vá para fora de portas.
E quanto à professora, o que tem ganho com esta experiência letiva?
Tem sido sem dúvida uma experiência muito enriquecedora em todos os sentidos. Conhecer os formandos e suas experiências de vida, perceber o que lhes mais agrada nas artes e nos exercícios que proponho, sentir a alegria depois de um trabalho terminado, aprender com os seus desafios. É muito gratificante sentir que as aulas do Atelier das Artes os motiva e funciona como uma terapia para eles.