2286
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto Uma foca no E...

Uma foca no Estuário do Douro

Uma foca no Estuário do Douro

0
2286

A FOCA-CINZENTA (Halichoerus grypus), de que existem três populações isoladas geográfica e reprodutivamente, tem uma população global de cerca de 632 000 indivíduos, nas regiões subárticas do Atlântico Norte.

A foca-cinzenta que está, desde há dias, no Estuário do Douro deve ser da população do Nordeste Atlântico (Norte de Inglaterra, Irlanda?); indivíduos errantes podem chegar a Portugal Continental (Rice, 1998) e aos Açores (Mónica, 2009).

Recentemente, em 04/01/2014, um juvenil, com apenas 18 kg, deu à costa na Praia da Mareta, em Sagres. Foi recolhido pela equipa do Porto d´Abrigo, do Zoomarine (Albufeira), que o recuperou e, em 05/08/2014, já com 48 kg, foi a foca levada de avião para o Cornish Seal Sanctuary, em Gweek (Cornualha), onde foi restituída à natureza (Fonte: Sul Informação, de 05/08/2014).

Poderia tentar-se uma operação de resgate da foca do Estuário do Douro, mas é mais conveniente deixá-la partir sozinha, uma vez que aparenta boa condição física e se está a alimentar normalmente. O importante é não a perturbar, para que descanse e se alimente bem antes de se fazer ao mar, rumo ao Norte.

As fotos foram gentilmente cedidas pelo Paulo Leite, um dos fotógrafos de natureza que mais tem documentado o Estuário do Douro.

Por Nuno Gomes Oliveira

BIBLIOGRAFIA: Rice, D.W. 1998. Marine Mammals of the World: Systematics and Distribution. Society for Marine Mammalogy, Lawrence, Kansas. Mónica A. Silva, Cristina Brito, Sara. V. Santos e João Pedro Barreiros (2009). Historic and recent occurrences of pinnipeds in the Archipelago of the Azores. Mammalia 73 (2009): 60–62 – 2009 editora Walter de Gruyter, Berlin, New York.

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here