OS DADOS sobre animais de rua no Brasil são muito imprecisos, mas estima-se que só na cidade de São Paulo, mais de 200 mil cães e gatos estejam perambulando pelas ruas sujeitos a todo o tipo de risco. Felizmente, ainda há pessoas que se importam com essas pequenas vidas. O pessoal do Projeto Canismo e da ONG Procure 1 Amigo usaram a arte para motivar a adoção dos animais abandonados. O melhor de tudo: os artistas do projeto são os próprios cães!
Usando tinta comestível à base de amido de milho e corante alimentício (criada especialmente para o projeto), um grupo de cachorros desenvolveu um estilo artístico único combinando o pigmento e a típica chacoalhada quando estão molhados para criar seus quadros. A chacoalhada da tinta revela um notável exercício de liberdade, onde cada gota carrega a mancha do preconceito lançado sobre cães sem raça. A combinação de diferentes cores nas pinturas desvenda a mistura de raças, tão aleatória, quanto bela, de cada cachorro vira-lata.
Assista ao vídeo da campanha: Canismo
A primeira fase do movimento resultou na criação de quadros e fotografias únicas que serão exibidos e vendidos ao público durante a Exibição Canismo no dia 09 de maio na Escola de Criatividade Perestroika, em São Paulo.
Além da exposição, o movimento também contará com um filme sobre o processo de criação dos quadros. A verba arrecadada através de doações e venda dos quadros e fotos do movimento irá financiar os cuidados e necessidades de animais de abrigo que ainda aguardam sua adoção. É ou não é MUITO amor?
Para saber mais, acesse o site do projeto Canismo
Exibição Canismo
Onde: Escola de Criatividade Perestroika (Rua Fidalga, 66 – Vila Madalena)
Quando: 9 de maio (sábado), a partir das 13h.
Por Suzanne Tanoue publicado in Zupi
Uma iniciativa promovida por Hugo Veiga