O ARTIGO científico “Expressão Facial da Emoção”, do investigador da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Freitas-Magalhães, foi incluído na ‘Enciclopédia Mundial sobre o Comportamento Humano’, informou este domingo fonte da daquela universidade. “É o reconhecimento, ao mais alto nível, de mais de duas décadas de trabalho científico e um contributo inequívoco da disseminação da ciência portuguesa”, conta o investigador Freitas-Magalhães, também diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP.
O artigo científico aborda temáticas como a “Emoção: Um Fenómeno Complexo e Multidimensional”, “Do Cérebro à Face: Uma Viagem Emocional”, “Expressão Facial: Da Universalidade às Influências Culturais”, “Macroexpressões e Microexpressões” ou ” Expressão Facial: A Verdade e a Mentira”.
A investigação de Freitas-Magalhães foi submetida ao Ministério da Justiça para a adoção em Portugal dos métodos e técnicas de avaliação da expressão facial da emoção em interogatórios e inquirições, acrescenta a mesma nota de imprensa.
A obra apresenta 300 artigos científicos e é uma publicação da Academic Press, uma chancela da Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo.
A obra é coordenada por Vilayanur S. Ramachandran, diretor do Center for Brain and Cognition e docente na University of California e no Salt Institute (EUA), e considerado pela revista Time como um das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011.
Freitas-Magalhães é autor dos livros “O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção”, “A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano” ou “A Psicologia do Sorriso Humano”.