1.
Foi um pastor quem ouviu um homem a chamar do interior da terra. Diz que estava a dormir sobre um penedo em Carrara e acordou sobressaltado com o chamamento. O penedo foi cortado e transportado até Florença para se libertar o prisioneiro de mármore.
O jovem escultor Miguel Ângelo demorou mais de dois anos até o descascar por completo. Agora é um homem livre: do mundo, do tempo e do preconceito.
2.
Depois de libertar David, Miguel Ângelo nunca mais teve mão nele. Vive agora da exposição do corpo numa galeria de arte.
O mais difícil não é suster a respiração ou manter o equilíbrio. O mais difícil é resistir ao frémito de prazer que lhe percorre o corpo quando uma bela mulher o deseja da cabeça aos pés.
3.
À noite David desce do pedestal e vem passear por entre as ruas de Florença. Receoso que as paixões humanas lhe façam perder o equilíbrio, David nunca se apaixona. Prefere continuar a ser uma estátua.
4.
O sonho do Presidente da Câmara é destruir todas as réplicas que existem em Florença e no mundo inteiro. E eliminar todas as reproduções fotográficas. A estátua só existiria nos olhos dos turistas. E por segundos.
Para isso seria criada uma torre ainda mais alta que a de Brunelleschi de onde David contemplaria o mundo desde o rio Arno.
Para o proteger das contingências atmosféricas, a torre seria encimada por uma cúpula de vidro do tamanho da abóboda celeste.
PML