1530
0
COMPARTILHAR
Inicio Do outro mundo Porto visto p...

Porto visto por Alícia Medeiros

Porto visto por Alícia Medeiros

0
1530

ALÍCIA Medeiros é brasileira. Nasceu em Manaus e foi criada no Estado de S. Paulo. Hoje reside na Lapa, no Porto, e já viveu um ano na Póvoa de Varzim. Encontra-se a frequentar o Programa de Doutorado em Arte e Design na FBAUP. Acredita que os lugares, as pessoas e os eventos que experienciamos influenciam a visão que temos do mundo e, claro, caso estejamos envolvidos em ações criativas, tal influência é inevitável no trabalho artístico. Confessa que a mudança para o Porto foi muito drástica: teve de aprender a viver mais devagar. Se adaptar.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

02 de Maio de 1988, Nascida em Manaus (Amazonas-Brasil) e criada no Estado de São Paulo (São Paulo – Brasil).

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Lapa, Porto, Portugal.

3 – Em que outros locais viveu de modo permanente?

Quando era bem pequena me mudei de Manaus (onde nasci) para Campinas (SP/Brasil), lá morei por alguns anos, depois nos mudamos para uma cidade vizinha chamada Indaiatuba. Lá residi até completar 18 anos, quando me mudei para uma cidade à noroeste do Estado de São Paulo, chamada Bauru, onde cursei Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual UNESP. Depois morei alguns meses na cidade de São Paulo (capital) onde trabalhei com arquitetura e paisagismo, então tive a oportunidade de me mudar para Portugal e cursar Mestrado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em Portugal, residi por um ano na Póvoa de Varzim.

4 – Habilitações literárias?

Sou graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Mestra em Arte e Design Para o Espaço Público pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Atualmente estudo no Programa de Doutorado em Arte e Design  da Universidade do Porto (FBAUP), onde estou iniciando uma investigação acerca da como o caminhar no espaço público citadino se configura como prática artística sob o olhar feminino e como esta prática se pode transformar com o uso das mídias móveis.

5 – Atividade profissional?

Arquiteta e Artista Freelancer.

6 – Em que medida o local onde nasceu e viveu ou vive, influenciou ou influencia a sua vida artística?

Acredito que os lugares, as pessoas e os eventos que são experienciados pelo individuo influenciam a visão que temos do mundo e, claro, caso este individuo seja envolvido em ações criativas, tal influencia é inevitável no trabalho artístico. No entanto, como venho de uma cidade que pode ser considerada cosmopolita, acredito que pessoas de diferentes lugares também podem se identificar com o que tenho desenvolvido. Ultimamente tenho me focado mais com o estudo de mídias móveis (especialmente aparelhos smartphones) e também questões do gênero feminino dentro do espaço público urbano.

7 – O que pensa da cidade do Porto?

Vir de uma cidade grande como São Paulo para a cidade do Porto é definitivamente uma mudança drástica. A sensação de tempo é completamente diferente. Lá, tudo 24 horas por dia, aqui, fechar às 20:00 é rotina. Você tem que aprender a viver mais devagar, se adaptar.

9 – Endereço na web/blogosfera para a podermos seguir?

http://cargocollective.com/aliciamedeiros

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here