INMA Doval é uma artista plástica galega. Além de pintar, faz gravura e instalações. Às vezes também escreve poesia. Atualmente reside na sua terra natal, Corunha, tendo já vivido em Pontevedra, Vigo, Madrid e Oviedo. Gosta muito do intercâmbio artístico com outros países, entre os quais inclui Portugal, e com o qual sente muita afinidade. E sobre o Porto? Diz que é tudo maravilhoso (gentileza dela!). Mas o que lhe enche a memória (palavras da própria) são as amizades que aqui tem, sem esquecer o rio e as ruas. Para ela e para todos os galegos as nossas saudações!
Por Paulo Lopes com fotografia de Xacobe Meléndrez e tradução de André Domingues
1 – Data de nascimento e naturalidade (cidade e país)?
Corunha (Galiza), outubro 1966.
2 – Até hoje quais as cidades onde viveu de modo permanente?
Tenho vivido permanentemente em cidades galegas, Corunha, Pontevedra e Vigo, também algum tempo em Madrid e em Oviedo.
3 – Grau de escolaridade?
Sou licenciada em história, pela Universidade de Santiago de Compostela, variante de História da Arte moderna e contemporânea.
4 – Atividade profissional?
Sou bibliotecária na Universidade da Corunha e também artista plástica.
5 – Em que medida o local onde nasceu e viveu influenciou a sua vida artística?
Sempre nos influencia o espaço que nos rodeia, o lugar no que vivemos, e isso denota-se na obra que realizamos. Seguramente se eu tivesse vivido em Paris, em Marrocos, em Nova Iorque ou no Japão a minha obra teria sido bem diferente. À semelhança da paisagem, a sociedade difere de um lugar para outro, e também a vida artística, e a relação que se estabelece com outros artistas, as relações com as galerias, com instituições, os investimentos em cultura e arte… Eu sempre procuro a cumplicidade entre as artes e os artistas e é algo que nem sempre encontro ao meu redor, por isso é que gosto muito dos intercâmbios artísticos com outros países, entre eles Portugal, com o qual que sinto muita afinidade.
6 – Quando pensa na cidade do Porto lembra-se imediatamente de quê?
O que me enche a memória são as amizades que tenho lá, o rio e as ruas.
7 – Já visitou o Porto? Em caso afirmativo, por que motivo e qual a ideia com que ficou da cidade e da região?
Tenho estado no Porto em muitas ocasiões e fico sempre muito feliz em voltar lá. Adoro a cidade do Porto, a sua gente, as ruas, o rio, a arte, a poesia, a língua, a comida, os vinhos, tudo é maravilhoso. As minhas visitas são motivadas pelo prazer, outras vezes por projectos artísticos e, por último, quando há um programa de intercâmbio entre universidades.
8 – Endereço na Web para o podermos seguir?
http://inmadovalporto.wordpress.com
Original
1 – Fecha de nascimento y naturalidad (ciudad y país)?
A Coruña (Galicia), outubro 1966
2 – Hasta hoy que ciudades has vivido permanentemente
Tenho vivido permanentemente em ciudades galegas, A Corunha, Pontevedra e Vigo, também um tempo em Madrid e em Oviedo.
3 – Nivel de estúdios?
São licenciada em história pela Universidade de Santiago de Compostela, especialidade História da Arte moderna e contemporânea.
4 – Actividad profissional?
São bibliotecária na Universidade da Corunha e ademáis artista plástica.
5 – En la ciudad donde nasciste y viviste influencio tu vida artística?
Sempre nos influi o espaço que nos rodeia, o lugar no que vivemos, e isso plásmase na obra que realizamos. Seguramente se eu tivera vivido em Paris, em Morocco, em Nova Iorque ou em Japan a minha obra teria sido bem diferente. Ao igual que a paisagem, a sociedade difiere de um lugar a outro, e também a vida artística, e a relação que se estabelece com outros artistas, as relações com as galerías, com instituições, os investimentos em cultura e arte… Eu sempre busco a complicidade entre as artes e os artistas e é algo que não sempre encontro no meu entorno, pelo que gosto muito dos intercâmbios artísticos com outros países, entre eles Portugal, com o que sinto muita afinidade.
6 – Cuando piensas en la ciudad de Porto, que te acuerda de imediato?
O primeiro que me enche a memória são as amizades que alá tenho, o rio e as ruas.
7 – Ya visitaste Porto? En caso positivo, porque motivo y cual memorias te quedaste sobre la ciudad y la region?
Tenho estado em Porto em muitas ocasião e sempre me é grato regressar. Adoro a cidade de Porto, a sua gente, as ruas, o rio, a arte, a poesia, a língua, a comida, os vinhos, tudo é maravilhoso. As minhas visitas são por motivos de prazer, outras vezes de projectos artísticos e a última com um programa de intercâmbio interuniversitario.
8 – Tu direcion de pagina web/ blog para vos seguir
Inma Doval!!! artista y persona espectacular!!!!
Muito obrigada, Sebas.
Inma!! estupendo!! es incríble! un beso grande