PEDRO Vieira é guionista e ilustrador freelance. O seu universo criativo foi construído a partir daquilo que o rodeava: a cidade de Lisboa, onde nasceu e vive. Quando pensa na cidade do Porto lembra-se imediatamente da vista do Douro nos jardins do Palácio de Cristal, do “seu” F.C. do Porto e de Serralves. Conta que é uma cidade que adora, com um património único, uma grande vivência cultural e uma oferta gastronómica óptima. Acrescenta que tem uma atmosfera distinta da de Lisboa, talvez pela relação mais humana com o rio. É um lugar a que gosta sempre de regressar.
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade?
11/08/75, Lisboa.
2 – Atual residência?
Lisboa
3 – Em que outros locais viveu de modo permanente?
Nenhum
4 – Formação académica?
Licenciatura
5 – Atividade profissional?
Guionista e ilustrador freelance.
6 – Em que medida o local onde nasceu e viveu ou vive, influenciou ou influencia a sua vida artística?
Muito. Em boa medida, o meu universo criativo foi construído a partir daquilo que me rodeava – a vivência urbana, os seus vários estilos e idiossincrasias, a pressão inerente, a riqueza de que pode extrair de uma massa enorme e muito distinta de histórias humanas.
7 – Quando pensa na cidade do Porto lembra-se imediatamente de quê?
Da vista do Douro nos jardins do Palácio de Cristal. Do “meu” FC Porto. De Serralves.
8 – Já visitou o Porto? Em caso afirmativo, por que motivo e qual a ideia com que ficou da cidade e da região?
Sim, várias vezes. Em contexto profissional, de lazer e familiar. É uma cidade que adoro, com um património único, uma grande vivência cultural, uma oferta gastronómica óptima. Há uma atmosfera distinta da de Lisboa, talvez pela relação mais humana com o rio. Depois há a possibilidade de mirar o mar dentro dos limites da cidade, o que é extraordinário. É um lugar a que gosto sempre de regressar.
9 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?