1397
0
COMPARTILHAR
Inicio Do outro mundo Porto visto p...

Porto visto por Talleen Hacikyan

Porto visto por Talleen Hacikyan

0
1397

TALLEEN Hacikyan nasceu em Montreal, Québec, Canadá. Tirando dois anos em que esteve em Genebra, Suíça, sempre viveu na terra natal. É artista profissional, dedicando-se à arte e ensino da gravura e à ilustração para crianças. O ambiente cultural efervescente de Montreal tem sido muito inspirador para os seus trabalhos. Visitou o Porto em junho passado onde teve a sorte de festejar o São João. Não esquece a noite incendiada pela alegria, música, baile e os balões voando no céu (palavras da própria). Realizou ainda workshops de gravura com gente maravilhosa e cheia de talento.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (cidade e país)?

Nasci em Montreal, Québec, Canadá em 1959.

2 – Até hoje, quais as cidades onde viveu de modo permanente?

Vivi sempre em Montreal, com exceção do período em que vivi em Ginebra, Suíça, durante dois anos, quando tinha 15 e 16 anos.

3 – Grau de escolaridade?

Tenho dois cursos universitários, um em antropologia cultural e outro em artes plásticas e ensino artístico.

4 – Actividade profissional?

Artista profissional, gravadora, ilustradora de livros para crianças e professora de gravura.

5 – Em que medida o local onde nasceu e viveu influenciou a sua vida artística?

Há uma vida cultural e artística estimulante e acessível em Montreal. Além dos museus e teatros existem centros de cultura em cada bairro com exposições, concertos e peças de teatro. Montreal é uma cidade de festivais – de jazz, de cinema internacional, de cinema sobre arte, etc. Este ambiente efervescente alimenta a minha arte. Há uma população importante de artistas no Québec. Comparativamente com outras grandes cidades no Canadá, como Toronto ou Vancouver, as rendas são mais acessíveis em Montreal onde há muitas oficinas e centros artísticos independentes. Há cerca de 30 anos que sou membro do Atelier Circulaire, uma oficina coletiva de gravura. Este lugar magnífico, que tem quase cem membros, ajudou-me muito a desenvolver a minha carreira de gravadora profissional.

6 – Quando pensa na cidade do Porto lembra-se imediatamente de quê?

Para mim o Porto é uma joia preciosa feita de pedra, telhados vermelhos, ruas sinuosas, e de uma luz espetacular que se reflete sobre o Douro pela manhã. Como tive a sorte de celebrar o São João no Porto, tenho a recordação da cidade durante a noite incendiada pela alegria, música, baile e os balões voando no céu. Lembro também dessa noite o cheiro inolvidável dos pimentos verdes e sardinhas assados nas ruas e os rostos por detrás da fumaça, mulheres e homens, orgulhosos das suas tradições. Relaciono ainda o Porto ao Portocarton e ao Museu Nacional da Imprensa, onde realizei workshops de gravura. Tive a oportunidade de visitar o Porto em contexto profissional estimulante e de encontrar artistas internacionais com muito talento e de trabalhar com gente maravilhosa.

7 – Já visitou o Porto? Em caso afirmativo, por que motivo e qual a ideia com que ficou da cidade e da região?

A minha primeira e única vez foi em junho de 2015.

8 – Endereço na Web para a podermos seguir?

Pagina web: talleen.weebly.com

Blog: talleenart.wordpress.com

Archivos blog: talleen.unblog.fr

 

 

 

§

Original

1 – Fecha de nacimiento y naturalidad (ciudad y país)?

Nací en Montreal, Quebec, Canadá en 1959.

2 – Hasta hoy en que ciudades has vivido permanentemente?

Viví en Montreál toda mi vida, con la excepción que viví en Ginebra, Suiza, durante dos años, cuando tenía 15 y 16 años.

3 – Nivel de estudios?

Tengo dos bacaluureats universitarios, uno en antropología cultural y orto en artes plasticas y enseñanza artistica.

4 – Actividad profesional?

Artista profesional, grabadora, illustradora de libros para niños y maestra de grabado.

5 – En qué medida la ciudad donde naciste y viviste influenció tu vida artística?

Hay una vida cultural y artistica estimulate y accessible en Montreál. Aparte de los museos y teatros hay Casas de cultura en cada barrio donde se presentan exposicónes, conciertos y obras de teatro. Montreál es una ciudad de festivales- de jazz, de cíne internacional, de cine sobre arte, etc. Este ambiente efervescente nutre mi arte. Hay una poblacón importante de artistas en Quebec. Comparativamente con otras gran ciudades en Canadá como Toronto o Vancouver, los arriendos en Montreál son más abordables y hay muchos talleres artisticos y centros de organismos artisticos autonomos. Desde hace 30 años soy miembra de Atelier Circulaire, un taller colectivo de grabado. Este lugar magnifico, que tiene casí cien miembros, me ayudo mucho a desarollar mi carrera como grabadora profesional.

6 – Cuando piensas en la ciudad de Porto, que te acuerda de inmediato?

Para mi Porto es una joya  preciosa hecha de piedra, techos rojos, calles sinuosas, y de la luz espectacular que se refleta sobre el Douro por la mañana. Como tuve la suerte de celebrar São João en Porto, tengo el recuerdo de la ciudad por la noche encendida con alegría, musica, baile y los faroles volando en el cielo.  Recuerdo también de esta noche el olor inolvidable de pimientos vertes y sardinas asados en las calles y los rostros detras del humo, de mujeres y hombres, orgullosos de sus tradiciónes. Yo relaciono Porto tambiên a Portocarton y el Museu nacional da imprensa, donde imparti talleres de grabado. Tuvo la oportunidad de visitar Porto en este contexto profesional estimulante y de encontrar artistas internacionales con mucho talento y de trabajar con gente maravilloso.

7 – Ya visitaste Porto? En caso positivo, porque motivo y qué memorias tienes de la ciudad y la región?

Mi primera y única visita en Porto fue en junio 2015.

8 – Tu dirección de pagina web/ blog para te seguir

Pagina web: talleen.weebly.com

Blog: talleenart.wordpress.com

Archivos blog: talleen.unblog.fr

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here