TERESA Sá é natural da freguesia de Guimarei, em Santo Tirso. Porque não conseguia mudar o país, mudou-se a si própria. Saiu. Fomos agora encontrá-la a viver em Londres, longe da nostalgia que, segundo ela, nos caracteriza e com a qual não se identificava, nem se identifica. Porém, tal não significa que não goste de vir até cá, em especial a Santo Tirso onde tem a família. Basta comparar as atmosferas. A nossa, Teresa, sempre é menos poluída. Isn´t it?
Por Paulo Moreira Lopes
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
1975, concelho de Santo Tirso.
2 – Até quando e onde viveu, de modo permanente, no Distrito do Porto?
Até 2009, altura em que fiz as minhas malas e mudei-me para Inglaterra. Como eu não gosto de passar a vida a queixar-me e havias demasiados aspetos com os quais não me identificava na vida em Portugal, demasiadas complicações disfuncionais e só para ilustrar algumas, a taxação de impostos para os freelancers por exemplo, decidi sair. Se não consegues mudar o país, muda-te a ti próprio.
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Mais tarde no cinema e fotografia na Masarick University na Republica Checa.
4 – Grau de escolaridade?
Desisti da Faculdade de Letras no último ano. Com a alteração para o plano de Bolonha, deverei ter a licenciatura completa agora.
Curso de Cinema Independente americano na Masarick University.
5 – Atividade profissional?
Artista/fotógrafa.
6 – Em que medida o local onde nasceu e viveu no distrito do Porto influenciou a sua vida (profissional ou artística, conforme for o caso).
Não creio que tenha muita influência no meu caso (para não dizer nenhuma). Vivi na Republica Checa durante um ano e a proximidade com outros países e culturas enchia-me de energia. Creio que em Portugal está-se muito isolado, eu sentia-me muito isolada. Existe muita nostalgia em Portugal, uma quase depressão, com a qual nunca me identifiquei.
7 – Atual residência (cidade e país)?
Londres, Inglaterra é a minha casa.
8 – Como vê Santo tirso nos dias de hoje?
Gosto de visitar a cidade quando vou a Portugal (a minha família vive no concelho), Santo Tirso tem uma atmosfera despoluída. Comparativamente a outras cidades do distrito do Porto teve um planeamento urbanístico bastante feliz e eficaz. Não tem por exemplo uma estrada nacional a dividir a cidade ao meio como Famalicão ou Trofa, ou prédios de todas as cores e feitios a crescerem em todos os sentidos.
9 – Endereço na blogosfera para a podermos seguir?
www.teresasa.co.uk
www.lilacdays.com
http://sateresa.tumblr.com
Como eu te compreendo Teresa, minha conterrânea…
Mas é muito triste ter de mudar de Pátria por necessidade!