FERNANDO Moreira de Sá, que venceu a Volta a Portugal de 1952 com a camisola do FC Porto, morreu aos 85 anos, anunciou hoje (12-04-2014) a Federação Portuguesa de Ciclismo. Nascido a 12 de junho de 1928, na Maia, Fernando Moreira de Sá começou a sua carreira aos 17 anos no FC Porto, único clube que representou, tendo sido um dos melhores ciclistas da sua geração, nas décadas de 40 e 50.
Fernando Moreira de Sá teve o ponto mais alto da sua carreira desportiva com a vitória na Volta a Portugal de 1952. Destaque ainda para a vitória no Campeonato Nacional em 1950 e para cinco títulos de campeão regional de fundo.
O corpo está em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, na cidade da Maia e o funeral realizar-se-á sábado, dia 12 de abril, às 15:30, no mesmo local.
“A Federação Portuguesa de Ciclismo endereça as mais sentidas condolências à família enlutada”, refere a nota publicada pela federação no seu sítio oficial na Internet.
Por seu lado, o único clube que representou, o Futebol Clube do Porto, na sua página oficial no Facebook, recordou Fernando Moreira de Sá, com as seguintes palavras:””A Locomotiva”, nome pelo qual ficou conhecido, parou. Vencedor da Volta a Portugal em 1952 e melhor contra-relogista ibérico durante quase uma década, Fernando Moreira de Sá morreu hoje, aos 85 anos. Desde os 17 anos, o Futebol Clube do Porto foi o seu primeiro e único clube. R.I.P.”
Por Agência Lusa e Hélder Quintas de Oliveira publicado in Notícias Maia.