Frei Bernardo Domingues, da Ordem dos Pregadores (Dominicanos) faleceu esta sexta-feira, no Porto, com 87 anos.
O corpo estará a partir das 15h00 desta sexta-feira na Igreja Paroquial de Cristo Rei (Porto) e o funeral realiza-se no sábado às 14h30.
Nascido a 13 de maio de 1931, em Vilar (Terras de Bouro – Braga), frei Bernardo Domingues apostou em três áreas de estudo que foram determinantes para a sua formação e imprimiram caracter “ás suas atitudes intelectuais e à sua intervenção pedagógica, pastoral e cívica. Foram elas a Filosofia, Psicopedagogia e Teologia”, escreveu Walter Osswald na Revista «Humanística e Teologia, 2002, 23, 169-172».
Licenciado em Filosofia em 1964 (Madrid – Espanha), continuou a sua preparação académica em Toulouse (França), onde concluiu com êxito, em 1976, a preparação para o doutoramento, que viria a obter, em 1988, na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, com a classificação máxima Summa cum Laude.
O tema da sua dissertação, «O mundo e Deus confrontam-se na obra de Emmanuel Mounier» traduz a preocupação deste padre dominicano na descoberta do selo de Deus na trajetória do mundo.
Concluído o curso de Teologia em Saint Maximin e Toulouse foi ordenado sacerdote em 1957 e nos dois anos seguintes frequenta o Colégio de Santa Maria em Dublin e depois em Roma obtém (1992) o grau de mestre.
Escritor prolífico, é autor de múltiplas contribuições, algumas reunidas em 45 volumes que versam muitas áreas do saber.
Dominicano até “à medula”, frei Bernardo foi um autêntico pregador e a sua homilética estava centrada no otimismo.
No seu percurso pastoral foi assistente de várias equipas de Nossa Senhora e das associações profissionais dos enfermeiros e médicos católicos, tanto a nível diocesano como a nível nacional.
Por LFS publicado in ECCLESIA