SOLLARI Allegro, ex-presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, faleceu esta terça-feira (07-11-2016), vítima de doença prolongada, aos 69 anos.
Reformado desde o passado dia 30 de setembro devido ao agravamento do estado de saúde, Sollari Allegro encontrava-se internado no Hospital de Santo António há várias semanas.
Nascido em 27 de janeiro de 1947, em Moçambique, Fernando Sollari Allegro fez os estudos liceais e universitários no Porto, mas foi no Rio de Janeiro que completou o curso de Medicina.
A 18 de agosto de 2002, foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo António, sendo reconduzido no cargo, em dezembro de 2005.
Em outubro de 2007, foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto (CHP) – criado por fusão do Hospital Geral de Santo António, com o Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia e a Maternidade Júlio Dinis -, cargo de que foi exonerado a seu pedido em junho de 2009, quando lhe foi detetado um cancro.
Em novembro de 2011, voltou a ser nomeado presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, cargo que manteve até setembro de 2016, quando a doença o voltou a afastar da presidência do CHP, que com ele ganhou o estatuto de Centro Hospitalar Universitário.
O funeral de Sollari Allegro realiza-se às 15h desta quinta-feira, disse à Lusa fonte hospitalar. O corpo vai estar em câmara ardente a partir da tarde desta quarta-feira na igreja de Nossa Senhora da Boavista, no Foco.
Publicado in PORTO24